“Esse livro só não pegou fogo
antes que suas páginas brotassem
porque chorei e suei escrevendo
alguns destes versos
que me foram soprados
pelos ventos quentes da inspiração.”
Poesia alimenta a alma, dizem alguns, nos preenchem com sopros de vida, nos enlaçam em verdades criptografadas em símbolos, sentimentos, pensamentos, em dores elaboradas. E Anna Carolina Ribeiro traz, com maestria, cada emoção que quis transmitir no delicioso livro lua em escorpião, versos sobre desejos profundos, que lançou pela editora Pena Lux em 2021.
Voltado para anseios interiores sobre amor, desejo e vida, lua em escorpião, versos sobre desejos profundos nos captura a cada poesia nova, falando conosco sobre coisas que nem mesmo tínhamos percebido em nós mesmos, abrindo caminho para reflexões, espaços amorosos e calorosos que escondemos, a avidez em sermos amados, em amar, nos momentos de toques e calores que queremos e não sabemos pedir.
A poesia nos abre a alma e os olhos, e, ao contrário do que pensam, não é mais uma percepção elitista. O gênero veio mudando com o tempo, e nos tempos atuais é completamente possível abrir um livro de versos e entendê-lo por completo – como em lua em escorpião, versos sobre desejos profundos.
Aliás, o título do livro é algo interessante, cada coisinha tendo seu lugar nessa história em versos, pois Anna Carolina é virginiana com ascendente em escorpião! Na astrologia, a lua nos fala sobre sentimentos, o modo como reagimos emocionalmente ao mundo e às coisas que nele habitam, às situações que vivemos. A lua em escorpião significa intensidade, as emoções à flor da pele, sempre 8 ou 80 – ama ou odeia -, e isso resume bem a produção de Anna Carolina Ribeiro, que, para além de lua em escorpião, versos sobre desejos profundos, produziu inúmeros outros trabalhos relacionados ao tema deste, como a zine que essa fala de amor seja um gemido.
Anna é autora independente, com produções à venda pela Amazon e livros produzidos de forma tradicional, como lua em escorpião, versos sobre desejos profundos; colabora mensalmente com o Valkírias, escrevendo sobre cultura pop – em específico, dramas coreanos. Também produz a própria newsletter (que eu indico bastante), o serviço de escritas da anna, e possui também o blog annaverso. Idealizadora do Coletivo Margem e do clube de leitura CluBi – que foca em literatura com protagonismo bissexual. Procure a autora em suas redes: @annacaribe
Você pode adquirir lua em escorpião, versos sobre desejos profundos AQUI.